Labels

Sibelius



Daí galera! Na minha opinião, o sibelius é o melhor software para escrever arranjos musicais. Pelo menos, o que melhor me adaptei. Assim, como meus arranjos estão escritos no sibelius, vai abaixo algumas dicas do funcionamento deste programa:

QUANDO HÁ RITTARDANDO E, APÓS, QUEREMOS O ANDAMENTO NORMAL (À TEMPO)

É um artifício sugerido pelo próprio manual do Sibelius.
Após ter aplicado o "ritt...":
. Marque a nota que quer colocar o "A tempo";
. Digite Ctrl+Alt+"T";
. Digite "~" e em seguida Ctrl+4 (4 no teclado numérico) em seguida "=" e o tempo
anterior ao "ritt..." para inserir a marca de tempo.
... O til serve para deixar oculto este comando para impressão.
Depois clique novamente na mesma nota que inseriu a marca de tempo oculta e repita o comando Ctrl+Alt+"T".
. Clique co o botão direito numa área em branco sem pauta para ativar a página de comandos.
. Agora cloque em "A tempo".

RENOMEANDO A PARTITURA

Clica 2 vezes no nome do instrumento na partitura individual. Abrindo uma aba, você clica em SIM e faça todas as suas alterações renomeando a partitura.

DEDICAÇÃO

Clica com botão direito do mouse – TEXT – OTHER SYSTEM TEXT – COPYRIGHT. Após, clique na parte de baixo da partitura e escreva a sua dedicação ou qualquer outra informação que você queira (nome, telefone, contato...).

AUMENTO E DIMINUIÇÃO DE NUMERO DE COMPASSOS POR SISTEMA

Clique LAYOUT – AUTOBREAKS – USE AUTO SYSTEM BREAKS – clique na opção EVERY e coloque o número de compassos por sistema que você entender ser o melhor.

ANACRUSE

Há duas formas. Quando você está iniciando a música e quer montar a grade, você encontrará na terceira tela da montagem da grade a opção, CRIAR – UPBEAT (onde você clicará em IRREGULAR, selecionando a figura que iniciará o compasso de anacruse. Se a grade já existir montada basta clicar em alt+b, selecionando IRREGULAR, sendo que, após, você deverá selecionar a figura da anacruse; ou ainda, clique no primeiro compasso, aperte no botãodireito do mouse, escolha as opções BAR – OTHER – IRREGULAR, depois, novamente, é só escolher a figura que servirá como anacruse.

OITAVA e INTERVALOS

Para oitavar a nota para cima você pode clicar na nota ou no compasso e depois clicar em CTRL + seta para cima ou para baixo, de acordo com sua intenção de oitavar para baixo ou para cima. Para dobrar a oitava para cima, clique na nota ou no compasso e clica no numero oito. Para baixo, clique no oito + SHIFT.

COMPASSOS E TONS (andamentos)

Para colocar o modo de compasso (4/4, 2/4, etc), você deverá clicar em CREAT – TIME SIGNATURE escolha o andamento e depois clique no início do compasso onde será demarcado a sua escolha. Para colocar o tom da música clique em CREAT – KEY SIGNATURE escolhendo o tom e clique no início do compasso onde iniciará o tom escolhido.

QUIALTERAS

Selecione a figura (nota) que você quer como quiáltera (na partitura), depois clique no botão direito do mouse +TUPLET e digite o número de quiálteras

Segue o link do site onde você encontrará o sibelius em demo para download e também para compra do software.



www.sibelius.com/download/index.html




Em breve... mais dicas...abraços.

10 comentários:

  1. parabens pelas dicas do sibelius e pelo blog que Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. como faço para ele obedecer o CODA E O S ? D.S. al Coda tbm. Eu coloco na pauta e nao obedece. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde amigo. Primeiro, quando vc for colocar o CODA, S, use os comandos do mouse. Selecione a barra de compasso onde vc quer colocar o sinal. Depois, com o botão direito do mouse, dê um cliq fora da pauta, selecione a palavra Text, Tempo. O cursor do mouse ficará piscando no local onde vc deverá colocar o sinal desejado. Dê um novo cliq com o botão direito do mouse fora do pentagrama. Irá aparecer uma tela com algumas opções. É só clicar em uma delas. Pronto, o sinal aparecerá no local desejado. Espero ter ajudado

      Excluir
  3. qualquer dúvida, é só me enviar um e-mail que eu tentarei ajudar.
    wilkeroliveirasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Show de Bola as dicas!
    Excelente Site!
    Vss Scores

    ResponderExcluir
  5. em uma partitura onde existe 4 instrumentos, estou fazendo em clave de SOL como faço para deixar o primeiro com # o segundo com ## no inicio dos compassos logo após a clave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lazaro, qdo vc seleciona os instrumentos ( Create Instruments - letra I ) , automaticamente eles ficarão com a armadura correta caso os instrumentos tenham afinação diferente, ok ?

      Excluir
  6. Por exemplo,tenho uma partitura em PDF, e tem um sistema com 4 instrumentos e quero apagar algum pentagrama de algum instrumento, como faço? Pelo Photo Score.

    ResponderExcluir
  7. Olá boa tarde a todos, gostaria de saber como faço para que apareça o nome da partitura(Título da Música) nas segundas páginas em diante?????!!! Abraço.
    Sandro!!

    ResponderExcluir
  8. Como faço no Sibelius 7.5 ou 8.x para criar uma nova pauta. Suponha que estou escrevendo uma música e o pentagrama só tem 8 pautas (ou 8 linhas, como queira). Quando escrevo o último compasso da oitava pauta (a última, no caso), desejo continuar

    escrevendo minha música no primeiro compasso da nona pauta. Como faço para criá-la?



    ResponderExcluir